quarta-feira, 9 de julho de 2008

Estilo Esportivo

Definindo: descontraída, jovem, ágil, porém imatura.

Tem um descontraído super casual e cheia de energia, prática, determinada e entusiasmada. Não é de admirar que as pessoas adorem ficar perto de você. Você provavelmente aparenta ter menos idade que tem, e seu bom humor retribui pra que isso aconteça. Prefere tecidos leves, que lhe tragam ampla facilidade de movimentos.

Dica: inclua o jeans escuro e liso em sua coleção, eles são mais sofisticados e adultos ficam ótimos quando combinados com peças atrevidas, criativas e casuais।
fonte: Pequeno livro de Estilo, de Ana Vaz



Estilo Natural

Definindo: prática, aberta, ecológica, porém desleixada, despreocupada.

Tem um ar pacífico e amistoso, de quem está de bem com a vida. É cheia de entusiasmo e provavelmente adora andar ao ar livre – prefere exercitar-se em trilhas ou outras novidades que a coloquem em contato com a natureza, ir a academia. Raramente sacrifica conforto por beleza ou imposições da moda.

Dica: cuidado pra sua naturalidade e casualidade não se transformarem em desleixo – esse é um erro comum entre as mulheres deste estilo natural। Fique atenta a peças sem botões descosturadas, manchadas que prescisam de algum tipo de conserto ou simplesmente de aposentadoria. Você pode nem perceber, mas elas lhe conferem uma imagem muito negativa.
fonte: Pequeno livro de Estilo, de Ana Vaz






Estilo clássico

Definindo: confiável, estável, madura, porém conservadora, previsível e rígida.

Tem um confiante, porém sereno, tendendo a ser reservada e às vezes conservadora। Adora um look coordenado e mais polido e ás vezes acha que roupas muito casuais podem ser um desafio.
Dica: não se restrinja apenas na qualidade, simplicidade e durabilidade. Você parecerá menos tradicional e mais elegante se observar às tendências vigentes se adotar uma outra pelas mias moderna, que adapte a seu tipo físico, para mesclá-las a seus clássicos.
fonte: Pequeno livro de Estilo, de Ana Vaz


Estilo dramático

Definindo: inovadora, desafiadora, forte, porém exagerada, intimidante.

Mais do que se preocupar com qualidade e durabilidade, se importa com a singularidade do design de suas roupas e acessórios. Gosta do diferente ex.: peças com proporções dramáticas, como casacos superlongos, calças superlargas: peças com no mínimo um detalhe especial, diferente ou até mesmo exagerado.

Dica: fique atenta não só às inovações em design, mas também aquelas que se referem a tecidos e outras matérias-primas de roupas e acessórios। Elas podem surpreendê-la e trazer um ar ainda, mas singular a seu estilo। - fonte: Pequeno livro de Estilo, de Ana Vaz







Estilo Expressivo

Definindo: criativa, singular, viajada, porém desencanada excêntrica;

Prefere roupas que tenham um ar criativo, diferente, especial - detesta estar igual a todo mundo e definitivamente não é apaixonada pelos básicos. Peças com caras mais étnica sempre terão espaço nos eu guarda-roupa, independentemente de estarem ou não na moda – contudo você não foge dela, usando-a sempre a seu favor.

Dica: roupas de corte reto e clean e/ou peças de cores escuras, não suas opções naturais, mas você pode usá-las em ocasiões em que precise transmitir mais autoridade que criatividade।
fonte: Pequeno livro de Estilo, de Ana Vaz

Estilo Romântico

Definindo: delicada, amistosa, feminina, porém frágil, fácil de ser comandada.

Adora peças fluidas, de tecidos com um caimento suave, que tenham movimento e leveza. Nada de tecidos ou cortes estruturados, duros – para você, os esvoaçantes e macios são imbatíveis. A modelagem se contempla em detalhes femininos como babado, nervuras e laços.

Dica: fique atenta e perceba se seus acessórios estão em harmonia com sua estrutura física, pois a tendência é que você use acessórios menores do que deveria। Combine com as peças mais discretas e menores, e não fique presa a conjuntos de bijuterias.
fonte: Pequeno livro de Estilo, de Ana Vaz





IMAGEM PESSOAL X IMAGEM FORMAL

Roupas acessórias, mas casuais a farão projetar uma imagem de:

ü Descontração
ü Diversão
ü Jovialidade
ü Frescor
ü Irreverência
ü Delicadeza
ü Flexibilidade
ü Criatividade
ü Cordialidade

Mas também de:

ü Imaturidade
ü Relaxamento
ü Descaso
ü Despreparo
ü Insegurança

Roupas e acessórios formais a farão projetar uma imagem de:

ü Seriedade
ü Trabalho
ü Maturidade
ü Sabedoria
ü Coerência
ü Força
ü Autoridade
ü Credibilidade
ü Segurança

Mas também de:

ü Rigidez
ü Distanciamento
ü Monotonia
ü Arrogância
ü Agressividade
Fonte: Pequeno livro de Estilo, de Ana Vaz

TRADICIONAL:

cintura no lugar e pernas de corte afunilado। Já foi chamada de five pochets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.

TRANSFER: Aparece de duas formas diferentes, podendo ser em desenhos feitos de strass ou peças pequenas ou imagens em papel especial, mas ambas são passadas para o tecido através de prensa térmica। No primeiro caso derreterá a cola sob o strass e o mesmo colará no tecido, e no segundo, a imagem é passada para o tecido através de sublimação.

TRAMA, FIOS DE: fios horizontais do tecido plano।

TRICOLINE: tecido de construção de tela com a leveza e a resistência do algodão penteado mercerizado, atende a um mercado cada vez mais sofisticado e exigente em tecidos leves, especialmente nos segmentos de camisaria।

TWIN-SET: conjunto, blusa e um casaco de material ou padronagens iguais।

URDUME, FIOS DE: fios verticais do tecido।

USED - objetivo é desgastar a peça। Efeitos localizados COM CARA DE USADO.

UTILITY / CARPENTER: são modelos baseado nos estilos dos uniformes de serviço e utilitários. Com base em modelagens amplas e confortáveis dando um efeito de roupa casual

VELCRO: Usado em roupas utilitárias e esportivas, o velcro é feito de duas tiras , uma forrada com material áspero e outra com material felpudo que se encaixam; com uma leve pressão é muito fácil de abrir।

VINTAGE: clássico, de importância ou qualidade reconhecida।

VISCOSE / MODAL / LYOCEL: fibra artificial de polímero natural, proveniente de celulose regenerada a partir de algodão ou polpa de madeira। As fibras Modal e Lyocell são subcategorias da viscose.

ZÍPER: Criado em 1893, o zíper é o aviamento chave da moda। Em vários tamanhos, larguras e cores, ele está sempre presente em calças, blusas, vestidos, bolsas, sapatos, malas, por toda parte. Tem o invisível que é usado nas peças mais delicadas e quase não aparece realmente. Tem o de plástico, para dar mais colorido às roupas mais alegres. Tem os descartáveis, ideais para as jaquetas; e também tem os de metal em vários banhos, mudando a cor para ouro, ouro velho, prata e outros; não podemos esquecer o de strass que parecem uma jóia.

Fonte: http://www.lopesstore.com/

STRASS:

Vidro usado na confecção de imitações de pedras preciosas। Muito usado em bijuterias e bordados. Ver Swarovski, cristal.
STRETCH: palavra inglesa que significa esticar। É aplicável a tecido com elasticidade obtida através de filamentos de poliéster texturizado ou de fibras.
SUJOS: apresenta características de peças sujas, stonadas, clareadas e tingidas, onde o corante possui montagem rápida।
SUPER STONE: este processo é utilizado para dar características de envelhecimento, obtido através de atrito mecânico। Permanece o tom escuro.
SUPLEX ® fibra DuPont Sudamerica S/A: é indicado para tecidos esportivos, visto que alia as propriedades das malhas de algodão, confere maciez e flexibilidade a peças confeccionadas, em adição a durabilidade e resistência do nylon (poliamida)। Devido ao sistema de texturização a ar, desenvolve um toque parecido com o do algodão, aliado a vantagens das fibras sintéticas. Tecido que proporciona conforto, resistência, caimento e possui uma secagem relativamente mais rápida que outros tecidos.
SUTACHE: Trancinha de seda, lã ou algodão।
SWAROVSKI, CRISTAL: cristais produzidos e lapidados uma a uma industrialmente provêm da Áustria, de mão-de-obra bastante cara, bem como sua importação. A indústria produz em média de 3 milhões de cristais por dia para atender o mercado mundial. Os cristais podem ser aplicados por processos manuais e termocolantes. Os artigos com os cristais podem ser lavados em máquina comum. Nos Estados Unidos também existem estes cristais conhecidos como Rhine Stones, que são um pouco menos एन्कारेसिडोस
TACTEL ® fibra DuPont Sudamerica S/A: tecido 100% poliamida é um tipo de microfibra o qual sua estrutura possui fios texturizados a ar que o capacita ser de alta secagem e alta transpiração। A fibra possui padrão internacional de qualidade dos fios DuPont. O tactel é um tecido que não retém o suor e seca rapidamente quando exposto ao sol.
TAILLEUR - Costume composto de casaco e saia que se tornou popular a partir da segunda metade do século क्सिक्स
TELA: construção de ligação do tecido plano, caracterizada pela simetria da distribuição dos fios na proporção 1 fio por 1 fio (entre urdume e trama)। Esta construção em tela plana proporciona uma superfície plana e regular.
TENCEL: nome fantasia da fibra liocel। Fibra celulósica proveniente da polpa de madeira de árvores que são constantemente replantadas e o processo químico utiliza um solvente totalmente reciclável, por isso chama-se de uma fibra Ecologicamente Correta.O liocel representa a grande novidade entre as matérias primas têxteis, possibilita um tecido que alia a resistência do algodão, o toque e a maciez da seda e o perfeito caimento e frescor das fibras celulósicas. A Cia. Hering utiliza a fibra em misturas com o algodão e a lycra, por exemplo, proporcionando malhas com caimento e frescor necessários para a coleção de Primavera/Verão 2002.
TEXTURIZAÇÃO: a texturização é obtida com a união de filamentos contínuos e tem o objetivo de fornecer ao fio, melhor textura e aparência aumentando o aquecimento e a absorção e diminuindo a possibilidade de formação de pilling (bolinhas que se formam sobre o tecido)।
TERMOCOLANTE, ETIQUETA: etiqueta pronta que é colocada através de uma prensa térmica। A Hering possui hoje 8 prensas térmicas para atender o número de lote solicitado।
TIGH FIT OU SLIM FIT (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto TOP: do inglês (alto, topo) é a parte de cima de qualquer roupa, miniblusa, jaqueta, camiseta, etc।
TOQUE DO FIO: o toque do fio OPEN END é muito inferior ao dos fios ANEL। Isto ocorre em função das características construtivas descritas acima. O amaciante não consegue a mesma penetração no interior do núcleo do fio, quando comparado com o ANEL.
Fonte: http://www.lopesstore.com/

QUADROS, ESTAMPARIA EM:

processo em que são utilizados quadros para estampar a malha já no molde pronto। Estes quadros são cobertos por vários tipos de pigmentos, dependendo do aspecto que se quer dar. A estampa pode ser Frontal Total ou localizada e pode-se colocar para acabamento, o glitter, o gel em relevo, papel fosco, papel brilhante, silicone, puff ou vários outros tipos de efeitos de pigmentos que a Hering oferece dentro do que é mais moderno e em voga na moda.

RAYON: Rayon é uma fibra química artificial, derivada da celulose. Os tecidos dessa procedência caracterizam-se por serem altamente absorventes, confortáveis, suaves, de fácil tingimento e apresentam um bom caimento. Seus usos são os mais variados,desde a confecção de roupas (vestidos, camisas, calças, roupas esportivas e lingerie, artefatos de cama, mesa, banho e tapeçaria.
REATIVA, ESTAMPARIA: estampa feita com corantes reativos que oferecem um toque mais macio e melhor solidez (resistência da cor no tecido após várias lavagens)।

REBITE: Aviamento metálico utilizado para reforço em cantos de bolso e ou para enfeite decorativo। Estão sempre presentes nos reforços das calças jeans.

RESISTÊNCIA DO FIO DE ALGODÃO: a resistência do fio OPEN END é cerca de 20% menor, do que a do fio ANEL। Junto com a regularidade, são os principais fatores para se obter uma boa tecibilidade na malharia.

RETILÍNEA: máquina de malharia por urdume que produz sweater, golas de camisa Pólo, blusas, etc॥ geralmente utiliza fio tinto।

RIBANA, MALHA: estrutura feita em teares de dupla frontura, ou seja, uma face da malha é diferente da outra। Estas faces podem ser trabalhadas ou lisas, proporcionam um alto alongamento e elasticidade capacitando desta maneira que o tecido se molde e acompanhe os movimentos do corpo.

ROTATIVA, ESTAMPARIA: estamparia feita em cilindros com o máximo de 6 cores। A malha, ou tecido, já são estendidos prontos para serem estampados pelo cilindro, que através de perfurações milimétricas soltam a cor para formar o desenho desejado em cima do tecido.

SARJA: construção de ligação do tecido plano, caracterizado pelo pronunciamento da diagonal। Tecido básico e versátil apresenta um excelente caimento, um ótimo aspecto após lavagem e combina com qualquer tipo de clima। É mais utilizada por amarrotar menos do que a tela.

SEDA: fibra natural, animal। É um filamento contínuo formado pelo bicho-da-seda em um casulo. Supõe-se que a seda tenha sido descoberta por volta de 2.640 AC, por uma princesa chinesa.

SINTÉTICOS, FIOS: os fios sintéticos são obtidos através de processos industriais químicos os quais originam polímeros químicos transformados posteriormente em fibras sintéticas। Este fio pode ser constituído por um alto número de filamentos, sendo sua classificação feita através do sistema DTEX (peso em gramas de cada 10.000 metros de fio).

SOFT: foi planejado e desenvolvido com o objetivo de proporcionar ao usuário leveza, mantendo a temperatura do corpo em equilíbrio, garantindo conforto térmico। Indicado especialmente para vestuário de inverno e roupas esportivas.

STONE WASHED: acabamento obtido em peças (artigos) já costurados e tingidos ou estampados, através de lavação industrial das peças na presença de pedras ou enzimas। Resultam artigos com aspecto "usado".

PAETÊ:

Do francês pailleté - lantejoula। Pequeno círculo, furado no centro usado em bordados e também em bijuterias.

PANAMÁ: nome fantasia para tecido em construção de tela 1 x 1 em 100% algodão।

PASSAMANARIA: Conjunto de fitas trabalhadas, trançadas e bordadas, lembra o galão।

PATCHWORK: tecido de qualquer matéria-prima, composto de vários pedaços de tecidos costurados juntos (em geral mais ou menos quadrado), de aspectos ou de cores contrastantes (jacquard, liso, estampado, etc।). A fantasia vem do máximo de cores ou da harmonia das mesmas. Com aspecto semelhante a uma colcha de retalhos é muito usado para vestidos, colchas, cortinas, etc.

PENTEADO, FIO: no sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira। Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e conseqüentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.

PICUETA: acabamento dado a barras, decotes e punhos em artigos de malha que possui um efeito de bordado nas pontas। Esse efeito é produzido através da regulagem da máquina overlock.

PIQUE, MALHA: estrutura de malha com nome originado da França। Possui uma aparência e textura que favorecem as camisas de gola pólo. A Cia.Hering produz um pique que é considerado o melhor em termos de encolhimento no mercado.

PLANO, TECIDO: formado pelo entrelaçamento de fios perpendiculares, ou seja, os fios do comprimento (vertical-URDUME) entrelaçam-se com os fios da largura (horizontal-TRAMA), compondo o tecido।

POLIAMIDA (NYLON): a poliamida, ou nylon; nome comercial pelo qual também é muito conhecido; foi a primeira fibra sintética criada pelo homem। Tem como características a alta resistência, fácil lavagem, resiste ao amarrotamento, baixa absorção de umidade, toque agradável, e secagem rápida. Uma grande vantagem da poliamida (nylon) em relação ao poliéster é o toque mais sedoso e melhor transpiração.

POLIÉSTER: fibra artificial sintética, obtida de processos químicos, derivada do petróleo। O poliéster é caracterizado por ter uma ótima resistência, baixo encolhimento, secagem rápida, resistente ao amarrotamento e abrasão, baixa propagação de chamas. A Cia.Hering possui a malha J53PE, a qual utiliza o fio DTEX 167 f 144 (microfibra), devido ao alto número de filamentos deste fio, ele tem um toque agradável, alta durabilidade e secagem rápida. A principal vantagem quando comparado com as microfibras de poliamida é o custo. Sua desvantagem é o processo de tingimento, o qual requer mais calor e leva mais tempo para ter a cor fixada.

POLYOCELL: o Polyocell é a mistura de três fibras naturais: Lyocel, Modal e o Poliéster। Esta fusão proporcionou um resultado perfeito, ou seja, as três fibras combinadas alcançaram os melhores índices de conforto, durabilidade, estabilidade e tudo isso com fácil manuseio.

POPELINE: tecido de construção de tela com um fio de algodão de menor qualidade que o algodão penteado mercerizado.

MICRO MODAL:

fibra composta de 100% da mais pura celulose (o liocel). Micro Modal corresponde a todas exigências humanas e ecológicas e é produzida exclusivamente a partir de celulose tratada sem cloro. Micro Modal não contem concentrações de substâncias nocivas, é livre de pesticidas e não causa irritações cutâneas. Tecido de alta maciez, brilho, caimento e transpira quase 50% da umidade. Na coleção, a fibra é utilizada juntamente com o Algodão para elaborar malhas para os artigos underwear, uma vez que provoca a sensação de conforto e maciez altíssimos para um vestuário íntimo e que fica em contato constante com a pele humana. MIÇANGA: Contas miúdas de massa vitrificada, usadas em bordados e bijuterias।
MODAL BY LEAZING: é a marca registrada da fibra modal pela empresa Leazing। A fibra modal é ecologicamente produzida da celulose encontrada na madeira. Esta fibra possui uma ótima absorção e evaporação de umidade, é parceria ideal para misturas com outras fibras. Os tecidos de modal possuem um toque agradável, macio e proporcionam grande conforto.
MOLETOM, MALHA: estrutura de malha que tem o entrelaçamento feito de tal forma que os fios da malha, no interior, fiquem "flutuantes", ou seja, aliado a um processo de peluciagem ele oferece maior aquecimento do corpo não deixando que o calor se transporte para fora do corpo।
NATURAIS, FIOS: os fios naturais são obtidos diretamente da natureza e os filamentos são feitos a partir de processos mecânicos de torção, limpeza e acabamento। Podem ser obtidos a partir de frutos, folhas, cascas e lenho. As principais plantas têxteis são: o Algodoeiro (fibra de algodão), a Juta (para fazer cordas), o Sisal (parecido com o linho), o Linho (caule com filamentos rígidos) e o Rami (também muito utilizado como o linho).
NYLON: é o termo aplicado para um produto de origem sintética largamente utilizado em fibras têxteis, que se caracteriza pela sua grande resistência, tenacidade, brilho e elasticidade. Foi desenvolvido nos anos 30 e hoje, Nylon é o nome dado a toda uma família de fios e fibras sintéticas, chamadas de poliamidas.
OPEN END: o sistema OPEN END é hoje o método mais prático para a produção de fios। Este sistema tem um fluxo de máquinas reduzido, e é utilizado na sua grande maioria para aproveitar resíduos de outros sistemas de produção em específico o ANEL. Este sistema apresenta melhores resultados com fibras mais curtas do que o processo em ANEL. Devido este detalhe geralmente as fiações tem uma linha de fio ANEL e outra linha de fios OPEN END, a qual aproveita os resíduos da linha anel.
OXFORD: tecido de construção de tela sendo um fio tinto e um fio cru no entrelaçamento da trama e do urdume, deixando um aspecto na camisa de duas cores (sendo o fundo branco)।
OVERSIZED (tamanho exagerado) : é o jeans bem folgado.Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.

LÃ:

fibra natural, animal, proveniente da tosquia de ovelhas e carneiros। A lã é utilizada desde a idade da pedra, sendo que evoluiu, de uma fibra grosseira na antiguidade, a uma fibra nobre, pela seleção de raças de animais produtores.
LEGGING: tipo de roupa-meia, ou estilo da meia-calça। Fruto do movimento da moda, inspirado nas roupas esportivas, o legging ultrapassou as fronteiras da academia e passou a ser utilizado com amplas camisetas ou bustiers como roupa urbana.
LINHO: fibra natural vegetal, proveniente do caule da planta de mesmo nome, é provavelmente a primeira fibra natural que foi utilizada pelo homem para usos têxteis।
LYCRA ® fibra DuPont Sudamerica S/A: fibra sintética, elástica, resistente à abrasão e com excelentes propriedades de extensão e retração।
LOOK: do inglês (olhar), é o estilo, o resultado da soma de roupa, acessórios, maquiagem e cabelo, que se percebe numa única olhada। Sinônimo de visual.
MEIA MALHA (JERSEY): estrutura mais simples de uma malha। As camisetas da linha World da Hering possuem este tecido e quando aliadas ao elastano, proporcionam ao artigo um ótimo caimento, maior durabilidade e possuem a capacidade de moldarem-se ao corpo em seus movimentos.
MELÀNGE: fio 100% algodão, onde a característica mescla é obtida no processo de fiação, com o tingimento da pluma do algodão।
MERCERIZAÇÃO: tratamento com hidróxido de sódio concentrado que é aplicado ao fio ou tecido de algodão o qual proporciona um brilho acentuado, maior afinidade com corantes, toque mais macio, maior resistência e maior encolhimento, portanto é um fio (ou tecido) que já foi extensamente beneficiado para proporcionar menos encolhimento nas próximas lavagens। O processo requer um maquinário caro e leva bastante tempo; daí a explicação de ser uma malha mais cara.
MICROFIBRA: o termo microfibra é concedido a fios sintéticos que são formados por filamentos extremamente finos. Estes filamentos podem ser 60 vezes mais finos que um fio de cabelo e 10.000 filamentos de microfibra podem pesar menos que 1 grama. Os artigos de malha produzidos com Microfibras possuem como características, o toque sedoso, vestem muito bem, encolhimento da peça extremamente baixo, alta resistência, baixo abarrotamento e bom isolamento quanto a vento e frio. As microfibras podem ser de poliéster, poliamida (nylon), acrílico ou viscose.

HIPER DESTROYER:

consiste em envelhecer com mais intensidade e maior atrito entre as peças e pedras। Proporciona grande intensidade de clareamento.
HIPER DESTROYER DELAVE: trata-se de stonar para clarear entre as costuras, e após, desbotar। Ou seja, reduz a intensidade da coloração do índigo, deixando seu tom claro.
ILHÓS: Orifício onde se passa uma fita ou um cordão। Feito de metal, plástico ou outro material, normalmente é usado em cintos, como detalhes em bolsas e no bolso do short de praia para a água sair.
ÍNDIGO BLUE: nome do tecido utilizado universalmente para calças jeans। O nome índigo é uma alusão à planta indiana chama INDIGUS a qual continha em sua raiz um corante de coloração natural azul e na época servia de base para tingimentos nas tribos. Hoje o índigo se define como corante para calças jeans em tons de azul.
INTERLOCK, MALHA: estrutura de malha que devido ao seu entrelaçamento, proporciona ótimo caimento, toque mais firme e agradável।
JACQUARD: complexo método de tecelagem inventado por Joseph J।M. Jacquard no anos 1801-1804. Por meio de um sistema eletrônico, que controla as agulhas de tecimento, muitas configurações podem ser obtidas resultando tecidos com "desenhos" especiais (não possíveis em teares comuns).
JEANS: denominamos jeans um estilo de confecção, caracterizado pela estrutura reforçada evidenciando rebites e costuras duplas, por exemplo।
JOGGING: do inglês jog (correr em ríitmo de trote). Agasalho (blusa e calça) para fazer esportes (deve ser usado com tênis). Também conhecido como trainning ou abrigo.

FIL A FIL:

tecido de construção de tela sendo os fios tintos ou seja tanto o fio da trama quanto o fio do urdume são tingidos na mesma cor dando um aspecto de tom sobre tom।

FRUFRU: talvez o ornamento feminino por excelência। Forma onomatopéica de babadinhos franzidos, em geral estreitos.

FUSEAU: (do francês) calça justa e afunilada, cuja linha lembra a de um fuso। A diferença entre uma calça fuseau e uma legging é que na primeira, as pernas tem uma alça de união que fica na sola do pé, enquanto a legging tem o comprimento das pernas até a metade da parte inferior destas, nunca chegando aos tornozelos.

FUXICO: Um trabalho artesanal, feito com retalhos formando uma rodelinha franzida que lembra uma flor।

GALÃO: São tiras bordadas, sem elasticidade, que aplicadas nas peças dão detalhes de enfeite ou acabamento। O galão mais conhecido é o branco com duas tiras na cor preta (da marca adidas). Muito utilizado em roupas esportivas.

GARMENT DYE: processo de tingimento para artigos confeccionados em fundo pré-tratado, cuja característica dependerá do tipo de corante e procedimento utilizado। Existem o garment dye reativo que dá um aspecto mais brilhante e solidez na cor, e o garment dye por pigmento que dá o aspecto um pouco mais envelhecido.

GARMENT WASH: processo de lavação para tecidos na cor, com finalidade e pré-encolher a peça e alguns casos melhorar o toque। As peças que sofrem este processo apresentam leves efeitos de marcação nas costuras.

GEL EM RELEVO, ESTAMPA: estampa aplicada com uma camada em relevo de gel incolor (PLASTISOL) o qual dá um aspecto plastificado e meio brilhante na estampa।

GLITTER, ESTAMPA: a malha é estampada em quadro com o glitter na cor desejada e esta estampa leva uma camada de pasta incolor que não sai na lavagem em máquina, pois a pasta incolor a protege।

GOUFRE / JACQUARD: são malhas que apresentam desenhos que são obtidos através de um selecionamento eletrônico das agulhas dos teares।

GRAMATURA: é a massa por unidade de superfície। Sua unidade de medida é gramas por metro quadrado, assim quando se diz que um tecido tem gramatura de 50, quer dizer que ele tem uma massa de 50 gramas por metro quadrado. O tecido pode ser avaliado através da gramatura conforme a tabela anexa, onde "P" é o peso ou massa do tecido.

GODÊ: tecido cortado enviesadamente, na confecção de uma peça de vestuário, principalmente saia.

EVASÊ:

do francês “évasé” diz-se da peça de vestuário que se alarga para baixo, em forma de cone।

FIAÇÃO: hoje em dia existem vários tipos de processamentos para as fibras naturais e artificiais। Os fios comprados pela Cia.Hering utilizam apenas os processados em "ANEL" e os processados em "OPEN END". O processo de fabricação dos fios influencia diretamente na sua estrutura construtiva, o que fornece aos mesmos, características individuais.

FIBRA: estrutura de origem animal, vegetal, mineral ou sintética parecida com pêlo। Seu diâmetro não excede a 0,05 centímetros. As fibras são utilizadas, entre outras muitas aplicações, em produtos têxteis, e são classificadas em função de sua origem, de sua estrutura química ou de ambos os fatores.

FIBRAS ARTIFICIAIS: o processo de produção das fibras artificiais consiste na transformação química de matérias-primas naturais। A partir das lâminas de celulose, o raiom acetato e o raiom viscose seguem fluxos diferentes. A viscose passa por banho de soda cáustica e, em seguida, por sub-processos de moagem, sulfurização e maturação e, finalmente é extrudada e assume a forma de filamento contínuo ou fibra cortada. O acetato passa inicialmente por um banho de ácido sulfúrico, diluição em acetona, extrusão e por uma operação de evaporação da acetona. Recentemente foi inventada um novo tipo de fibra que também pode ser classificada com artificial que é o tencel.

FIBRAS NATURAIS: os fibras ou fios naturais são obtidos diretamente da natureza e os filamentos são feitos a partir de processos mecânicos de torção, limpeza e acabamento। Podem ser obtidos a partir de frutos, folhas, cascas e lenho. As principais plantas têxteis são: o Algodoeiro (fibra de algodão), a Juta (para fazer cordas), o Sisal (parecido com o linho), o linho (caule com filamentos rígidos) e o Rami (também muito utilizado como o linho).

FIBRAS SINTÉTICAS: o processo de produção das fibras sintéticas se inicia com a transformação da nafta petroquímica, um derivado petróleo, em benzeno, eteno, p-xileno e propeno, produtos intermediários da chamada 1° geração petroquímica e insumos básicos para a produção destas fibras। O benzeno é a matéria-prima básica da poliamida 6 (náilon 6), que, por sua vez, é obtida pela polimerização da caprolactama (único monômero), enquanto que a poliamida 6.6 consiste na polimerização de dois monômeros: hexametilenodiamina e ácido adípico, que por reação de policondensação formam o "Sal N", e em uma segunda fase a poliamida 6.6 (náilon 6.6).O poliéster cuja matéria-prima básica é o p-xileno pode ser obtido por intermédio de duas rotas de produção: a do DMT (Dimetil Tereftalato + MEG) ou a do PTA (Ácido Terefetálico Puro + MEG: Monoetilenoglicol). As fibras acrílicas e olefínicas (polipropileno), por sua vez, têm como principal insumo básico petroquímico o propeno. Pelas suas propriedades e presença de aminoácidos, as fibras acrílicas são comparadas à lã natural e ocuparam os segmentos de roupas de inverno e de tapeçaria, devido as suas semelhanças aos produtos de lã.Recentemente foi desenvolvida uma nova variedade de fibra sintética, a microfibra.

DÉLAVÉ, PROCESSO:

lavagem estonada com aplicação de clareamento e alvejante químico, deixando o tecido com um visual mais macio que o simples estonado।
DESGASTE LOCALIZADO, PROCESSO DE: são acabamentos feitos peça a peça, com difícil reprodutibilidade entre as peças e efeitos diversos। Existem vários efeitos que se pode obter: o Used (uso de pistola para clarear uma parte determinada), o Lixado (processo manual de abrasão com lixa na peça bruta para desgastar o tecido em um local específico), o Detonado (efeitos com uso de esmeril dando picotes na peça antes de lavar revelando, depois de lavado, marcas localizadas) e o Bigode (que dá um efeito imitando as marcações de tanque, feitas manualmente com uso de gabaritos e lixadas com retífica manual).
DESTROYED, PROCESSO: lavagem parecida com a estonagem, porém utiliza mais enzimas que corroem a fibra levemente, deixando um aspecto meio "destruído" justificando assim a palavra destroyed, que no Inglês significa "destruído"।
DICRON: é uma malha stretch, elaborada com microfibra e elastano que garantem a maciez e a elasticidade da peça। O diferencial deste produto é o brilho discreto obtido através do uso de um fio iridescente que emite pequenos pontos de luz com o movimento e a incidência da luz sobre a peça.
DRY FIT: conceito utilizado para definir o tecido feito com poliamida e elastano, ou seja, o SUPPLEX que, devido a sua estrutura e a titulagem do fio, proporciona um conforto propício para peças de esporte que exigem uma alta capacidade de transpiração। A peça com o conceito Dry Fit, possui o tecido com capacidade de tirar a umidade do corpo e transporta-lo para fora do tecido. "Dry fit" significa em inglês "Caimento seco", justificando assim seu benefício. Na Cia.Hering estas malhas são a J59 e a J55.
ELASTANO, FIO (SPANDEX): fibra artificial proveniente do poliuretano, mais conhecida comercialmente como LYCRA। Provém da família das fibras químicas que possuem a maior capacidade elástica existente. Seu espichamento é altíssimo o que confere a ele a capacidade de esticar e retornar ao seu estado inicial sem danificações. A Cia.Hering utiliza a melhor lycra existente, proveniente de fornecedores como a Rhodia, por exemplo. O fio de spandex é muito utilizado em roupas que necessitem de movimentos livres (como nos artigos da linha ACTIVE WEAR) e uma alta transpiração, sendo que misturado com tecidos como o algodão, proporcionam conforto, elasticidade, boa transpiração e ótima resistência ao calor e ao frio.
ENZIME WASH: confere aspecto "envelhecido" com bom toque, consiste em uma lavagem enzimática de 60 minutos a 40º C, depois passa por um processo de amaciamento।
ESTONAGEM: processo de lavagem do artigo em tambores que levam junto, as pedras de argila, chamadas de SINASITAS. Durante a lavagem as pedras entram em atrito com o artigo deixando-o com um aspecto "batido", mais "usado". Oferece-se também o aspecto um pouco desbotado e amaciado.

CANELADO:

possibilita um ajuste perfeito ao corpo, dando liberdade aos movimentos। O ponto de malharia em canelado combina elasticidade e alongamento, proporcionando um bom stretch. Sua textura agrega um visual básico e moderno.
CANUTILHO: Peças de plástico ou vidro que são usadas em bordados e bijuterias।
CARDADO, FIO: o fio cardado devido a não passar pela penteadeira, possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio)। A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade.
CARDIGAN: casaco ou sweater tricotado, geralmente de lã, sem gola Com ou sem mangas।
CARGO / UTILITY / CARPENTER: são modelos baseado nos estilos dos uniformes de serviço e utilitários। Com base em modelagens amplas e confortáveis dando um efeito de roupa casual.
CASUAL: é o esportivo, básico, descompromissado, descontraído, ocasional।
COTTON/ALGODÃO: o algodão constitui uma das principais fibras têxteis de produção, com comercialização e uso em larga escala mundial. No Brasil, é a principal fibra têxtil, tendo suas fontes de produção localizada nas regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país. As principais características para a produção de fios de algodão de boa qualidade são: o comprimento da fibra, e a resistência da fibra.

CALADO:

expressão usada para referir-se às peças de tricô, que descreve o acabamento sem costura (sem emenda), quando a peça sai praticamente pronta da máquina।
CALÇAS - Peça externa que cobre o corpo desde a cintura até os tornozelos, com duas partes separadas envolvendo as pernas। De uma forma ou de outra, as calças vêm sendo usadas pelo homem desde a Antiguidade. Os calções do início do século XIX, os KNICKERBOCKERS e as pantalonas são os parente mais próximos das calças modernas. Calças retas que iam até os tornozelos começaram a surgir no início da década de 1800, mas apenas no final do século XIX foram consideradas uma vestimenta aceitável para homens. Embora a atriz Sarah Bernhardt aparecesse usando calças na mesma época, só na década de 20 elas foram usadas normalmente pelas mulheres. Nas décadas de 20 e 30, CHANEL lançou "calças de iatismo", e usavam-se calças (na maioria, largas) para praia e lazer. Na mesma época, calças para a noite, em tecidos esmerados, entraram em moda, e os homens vestiram OXFORD BAGS de pernas largas. Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres, assumindo o trabalho masculino, usavam calças nas fábricas e nos campos; após a guerra, porém, as únicas calças em moda eram as BERMUDAS , as CALÇAS DE CICLISTA e CALÇAS DE TOUREIRO, todas usadas em ocasiões informais. A verdadeira revolução das calças ocorreu na década de 60, com a moda UNISSEX, apesar de, até nessa época, mulheres que usassem calças serem impedidas de entrar em restaurantes e de o assunto ser debatido acaloradamente. Nos anos 70, as regras e atitudes sociais abrandaram-se e as calças de muitos comprimentos e modelos tornaram-se peça aceitável da vestimenta feminina, tanto informal quanto formal. Na década de 80, a batalha da mulher que usa calças foi quase totalmente vencida, embora em alguns segmentos ainda haja resistência à idéia de a mulher usar calça no trabalho. Ver também BOCA-DE-SINO e TERNINHO.
CALÇAS CAPRI - Durante a década de 50, eram calças razoavelmente folgadas que se afunilavam até o meio da canela e que se tornaram traje elegante de verão। Receberam o nome em homenagem à ilha de Capri, na Itália, balneário muito popular na época.
CALÇAS DE CICLISTA - Calças largas que iam até o meio da canela, geralmente feitas com punhos, os quais estiveram em moda durante a década de 50.

BANDANA:

Lenço dos pioneiros do oeste americano।No final da década de 80, entrou definitivamente para o guarda-roupa dos jovens. Sua estampa mistura traços primitivos com motivos de cashmere.É usado na cabeça, amarrando os cabelos, no pescoço e até mesmo como faixa na cintura.
BÁSICO: estilo de vestir। Representa também a linguagem dos tecidos e peças clássicas e comuns nas coleções dos produtores de tecidos e confecções.
BARBATANA - Pedaço de BARBATANA DE BALEIA ou armação que, no final do século XIX, era inserida em ESPARTILHOS ou SUPORTES para criar a SILHUETA EM S da época। Com o formato de uma longa espátula, mais espessa em cima que embaixo, a barbatana era presa por cordões. Ia desde o busto até a cintura ou até os quadris.
BATIK: tecido muito antigo de algodão, estampado e produzido na Índia e Indonésia। Atualmente, ainda muito utilizado, ele éestampado com o processo à cera e após pintado a mão, o que lhe confere uma característica original e delicada.
BODY: (em inglês) corpo।
BODY-SUIT: roupa colante, ajustada, que desenha o corpo, ressaltando sensualmente os contornos।
BOTÃO: Peça de variados tamanhos e formas, usado para fechar peças do vestuário, mas que não se rendeu a só essa função। Desde o século XVI , enfeita as roupas e, dependendo do material, acaba virando uma jóia.
BOTTOM: parte inferior। Saia, calça, bermuda, shorts, etc.
BOUCLÈ: do adjetivo francês bouclè (que forma um anel)। É um fio retorcido onde aparecem laçadas e nós, resultando uma textura crespa.BRIM: tecido grosso, empregado em diversos artigos, inclusive roupas profissionais, calças, jaquetas, etc.
BUSTIER: que cobre o busto, pode ser curto como um sutiã ou comprido como espartilho.

estilo1 es.ti.lo1 sm (lat stilu)

1 Feição especial, caráter de uma produção artística de certa época ou certo povo. 2 Hábito, prática, praxe, costume. 3 ant Ponteiro ou pequeno instrumento com que os antigos escreviam em tábuas enceradas. 4 Maneira especial de exprimir os pensamentos, falando ou escrevendo. 5 Maneira de dizer, escrever, compor, pintar ou de esculpir de cada um. 6 Ponteiro ou agulha do relógio de sol. 7 Arquit Tipo peculiar de Arquitetura, baseado em qualidades distintivas das linhas gerais ou da decoração: Estilo gótico. 8 Bot Porção comumente alongada de um pistilo, que liga o ovário ao estigma. 9 Bot Prolongamento filiforme do ovário que suporta um estigma no seu ápice; estilete. 10 Biol Cerda delgada ou apêndice setiforme de um animal (como na ponta da antena de um inseto). 11 Inform O tipo de face, fonte, tamanho de ponto, cor, espaçamento e margens do texto num documento formatado. E. acadêmico: o sobrecarregado de imagens. E. apo­calíptico: o sibilino, obscuro, difícil de ser com­preendido. E. asiático: prolixo, difuso, super­fluamente ornamentado. E. de borda, Inform: atributo que determina o tipo de borda ao redor de um botão ou campo (linha única, sombra ou linha dupla, etc.). E. de linha, Inform: aparência de uma linha exibida na tela ou impressa (tracejada, sólida, etc.). E. de tipos, Inform: a) peso e ângulo de uma fonte, como negrito ou itálico; b) V fonte, acepção 1. E. didático: o das obras que ensinam com clareza e concisão. E. do pincel, Inform: largura e forma do pincel, num software de pintura. E. epistolar: o das cartas, missivas, ou epístolas. E. familiar: o usual, o que se usa comumente na conversação. E. forense: o que se usa na prática do foro. E. gótico: o ogival. E. médio: estilo temperado. E. nobre: o que emprega palavras e expressões elevadas, enérgicas ou veementes. E. ogival, Arquit: o que se caracteriza pela ogiva. E. rebuscado: o de quem se preocupa em empregar vocábulos pouco conhecidos. E. redundante: o palavroso, com floreios excessivos. E. rococó: o antiquado ou cheio de ornatos inúteis. E. romano, Arquit: o do arco redondo. E. severo: estilo simples e correto. E. sublime: estilo nobre. E. temperado: o que, situado entre o simples e o sublime, se caracteriza pelo uso das metáforas e o harmonioso da forma. E. vicioso: o que se caracteriza pela incorreção e ausência de clareza, pureza e polidez.
fonte: http://michaelis.uol.com.br

ACRÍLICO:

fibra artificial sintética, a produção para fins comerciais se iniciou em 1।950, nos EUA. Características: leve, macio e quente, para o inverno ou frio, macio, semelhante ao algodão e fresco para o verão, apresenta brilho quando tingido com excelente solidez.

ALGODÃO/COTTON: o algodão constitui uma das principais fibras têxteis de produção, com comercialização e uso em larga escala mundial। No Brasil, é a principal fibra têxtil, tendo suas fontes de produção localizada nas regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país. As principais características para a produção de fios de algodão de boa qualidade são: o comprimento da fibra, e a resistência da fibra.

ALONGAMENTO DO FIO: a capacidade de alongamento do fio OPEN END é maior, importante para a malharia, mas problemático ao acabamento, pois malhas com fios OPEN END tendem a ficar mais largas e necessitam de regulagens especiais।

ANEL, PROCESSO EM: no sistema Anel, podemos ter fios com torção no sentido direito (Z), ou no sentido esquerdo (S)। Neste sistema a torção é realizada de fora da fibra para dentro, o que resulta em um fio mais macio tanto no núcleo, como na sua superfície.

APLIQUE, BORDADO COM: a máquina de bordar sustenta 15 cabeçotes que podem produzir vários tipos de bordados, um modelo é aquele que possui o aplique। Este aplique, já na forma do desenho e tecido, pode ser de vários tecidos, como o feltro, por exemplo. O aplique é posto manualmente depois é preso pelo bordado feito em cima ou ao redor do aplique.

ACETATO: o acetato ou raiom acetato, é uma fibra artificial a base de celulose, obtida por processo semelhante ao da viscose, utilizada como substituta da seda natural, o consumo do acetato é reduzido, especialmente no caso de aplicações têxteis। Embora apresentando características gerais similares às da viscose, não reage bem aos processos normais de tingimento, exigindo a utilização de técnicas especiais. Suas maiores aplicações estão na produção de filtros para cigarros, rendas, cetins e material de estofamento.

ANARRUGA: tecido com efeito enrugado ou plissado no urdume ou na trama, conseguido através da utilização de fios com encolhimentos diferentes, muito utilizado em roupas leves para o verão, como blusas, vestidos, etc॥

ANTIFIT: modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's. Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor brasileiro, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo. Tem pontos a favor: o conforto e o estilo

Fonte: http://www.lopesstore.com/

anos60

Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos। Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.
Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Algumas personalidades de características diferentes, como as atrizes Jean Seberg, Natalie Wood, Audrey Hepburn, Anouk Aimée, modelos como Twiggy, Jean Shrimpton, Veruschka ou cantoras como Joan Baez, Marianne Faithfull e Françoise Hardy, acentuavam ainda mais os efeitos de uma nova atitude।
Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia। A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: "A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou". Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. Mesmo as idéias inovadoras de Yves Saint Laurent com a criação de japonas e sahariennes [estilo safári], foram atualizações das tendências que já eram usadas nas ruas de Londres ou Paris.O sucesso de Quant abriu caminho para outros jovens estilistas, como Ossie Clark, Jean Muir e Zandra Rhodes. Na América, Bill Blass, Anne Klein e Oscar de la Renta, entre outros, tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico [que se inspirava em elementos da art nouveau, do oriente, do Egito antigo ou até mesmo nas viagens que as drogas proporcionavam] ou geométrico e o romântico.
A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem। O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel. Ela usou nomes divertidos para seus produtos, como o "Come Clean Cleanser", sempre com o logotipo de margarida, sua marca registrada.As perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Mais baratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.
No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda। Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles]। A palavra de ordem era "quero que vá tudo pro inferno".

LOOK´S QUE DESENHEI INSPIRADO NOS ANOS 60!!!